O mundo em 2112: 10 previsões para o fim dos tempos

A BBC compilou uma interessante lista de 10 possíveis acontecimentos notáveis para os seguintes 100 anos baseando-se na contribuição de seus leitores e na curadoria editorial do genial futurista Ian Pearson. Se acreditarmos, então talvez este exercício seja também uma espécie de profecia ou uma construção à distância temporal.

Para além de um intempestivo apocalipse, é possível que o mundo viva uma série de fascinantes mudanças, ao que parece sob o império da aceleração tecnológica, que leva a vanguarda quanto se refere ao desenvolvimento e transformação da natureza.

- Os oceanos serão cultivados extensamente (mas não só com peixes).

Ian Pearson considera que esta tendência é inevitável, já que teremos que alimentar 10 bilhões de pessoas e a terra firme não terá mais pasto. O cultivo de algas para produzir energia renovável, para matérias primas e a extração de recursos é uma das alternativas mais plausíveis para a sobrevivência. Algas geneticamente modificadas para absorver mais nitrogênio poderiam liberar até 68% da água que é usada atualmente na agricultura convencional. Por outro lado recentemente descobriu-se que o fundo do oceano é similar a um bosque tropical quanto à enorme quantidade de biodiversidade e se revela como uma fonte de grande riqueza para o futuro (ainda que isso talvez signifique uma exploração indiscriminada).

- Graças à engenharia genética e à robótica teremos humanos hiper inteligentes que serão praticamente imortais.

Ian Pearson acha que é provável que o ser humano consiga a imortalidade digital, isto é que consiga descarregar uma consciência a uma máquina por um tempo ilimitado. Isto será assistido pela modificação genética que permitirá incrementar a longevidade "fazendo com que as pessoas se mantenham vivas até que a tecnologia de imortalidade eletrônica esteja disponível a um custo relativamente accessível". O futurista Ray Kurzweil, conhecido por seu tecno-otimismo, acha que isto ocorrerá no ano 2045 com a chegada da suposta Singularidade tecnológica, o ponto crítico de expansão exponencial do conhecimento: em outras palavras o momento no que a tecnologia nos fará surgir de nossas cinzas -ou trajes de macacos- para cruzar a ponte da história para o super-homem.

Poderemos controlar o clima.

Algo que os editores da BBC consideram muito provável, já que existe na atualidade tecnologia capaz de mediar tornados, gerar chuva e inclusive desviar meteoros (por não falar das versões conspiracionistas de que existe tecnologia para criar terremotos, como supostamente é o caso do HAARP). Assim mesmo, devido à mudança climática, está-se empilhando um grande conhecimento sobre como funciona o clima e os sistemas meteorológicos. Existe uma corrente na ciência que é favor a geoengenharia -incluindo Bill Gates-. Por outro lado há os que consideram que a modificação climática artificial signifique um grande risco por alterar os padrões e ritmos naturais de um sistema holístico como o terrestre, algo que poderia ser similar a abrir a mítica caixa de Pandora.

A Antártida estará "aberta para os negócios".

Ainda que exista um movimento conservacionista para preservar a Antártida (assim como o Ártico) como uma espécie de reserva natural, também há crescente pressão para explorar os recursos (minerais, petróleo e gás) que podem existir nesta zona polar. Terá que ver se esta exploração acontecerá de maneira harmônica, respeitando leis internacionais ou acabará sendo, como costuma acontecer, um novo e descontrolado colonialismo industrial. Por outro lado poderia acontecer um novo conflito político internacional, já que, como todos sabemos, ali se encontra a entrada à civilização perdida de semideuses e, no Ártico, a reserva mundial de kriptonita, que será muito útil uma vez que sejamos invadidos pelos extraterrestres.

- Teremos conquistado a sonhada fusão nuclear.

Para 2040 isto será altamente provável. E então poderemos fazer como os núcleos das estrelas, gerando a energia cósmica fundamental que põe em movimento os astros no universo. No entanto os editores da BBC acham que a energia eólica não será das prediletas e se tornará impraticável e obsoleta.

Só três idiomas: mandarim, espanhol, e inglês.

Outra tendência forte com a globalização. Os idiomas "menores" estão desaparecendo a um ritmo acelerado e os outros idiomas maiores, excetuando se o português, como o alemão, o russo, o francês, são falados geralmente em áreas nas quais a maioria das pessoas falam também alguns destes três idiomas.


A Califórnia liderará a ruptura dos Estados Unidos.

Já existem certos indícios de que Califórnia quer se separar dos EUA e isto poderia se intensificar. A enorme diferença entre a capacidade de geração de riqueza em um país tão grande pode ser uma bomba relógio; também, a diferença ideológica que gerada em um estado próspero no qual coincidem diversas etnias e formas de conceber a existência poderia influir.


- A Guerra acontecerá meramente por controle remoto.

Uma tendência relativamente forte com o desenvolvimento dos drones (aviões não tripulados). No entanto, a atração dramática de levar soldados à guerra para alimentar a máquina de sacrifício e criar entretenimento mediático é uma arma cujo desuso custará ainda um grande trabalho aos governos ocidentais.

- Pelo menos 80% do mundo aceitará o casamento gay.

Isto parece contundente no Ocidente e provavelmente signifique toda uma paleta de diversos casais disponíveis. Em outras regiões, onde a religião tem maior influência, permanecerá a resistência e nada ou pouco mudará.

10° - Apenas uma moeda global.

Os editores da BBC dividem-se neste caso. Por um lado consideram que é plausível, já que uma divisa eletrônica única poderia unificar e facilitar transações (e tem sido algo que diferentes organismos, desde a ONU e inclusive Rússia e China têm pedido). Por outro lado ante a crise econômica mundial, existe também uma tendência em sentido oposto (o fracasso do Euro poderia inclinar a balança). A Internet permite novas formas de intercâmbio de valor, como as bitcoins ou o dinheiro do Second Life. Analistas como Douglas Rushkoff chamam o regresso do dinheiro local, programado por pequenos grupos para permitir o intercâmbio fora dos asfixiantes paradigmas marcados pelos grandes bancos. Há que assinale também, que um dos supostos propósitos da chamado Nova Ordem Mundial seria justamente instaurar uma moeda global virtual que possa ser controlada por um banco central.

Gostou ? Então exponha sua opinião e nos siga ! Não deixe de fazer parte dessa Suruba literária !!!

>>> Leia mais ...

[1] A bela que foi destruída pelas drogas.
[2] Feitos para não durar !
[3] Silent Hill: Lenda urbana ou realidade ?
[4] Mas Suíça não tem mar ?
[5] Dercy Gonçalves no céu.
[6] Quer casar comigo ?
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

________________ CURTA O BLOG SURUBA NERD NO FACEBOOK ________________

_______________ Conheça alguns links dos nossos parceiros _____________

___________ MARCADORES: CONHEÇA TODAS AS NOSSAS CATEGORIAS ___________