Álcool em gel é ou não é inflamável ?

Na verdade, o álcool em gel é inflamável, sim! A diferença em relação ao álcool líquido, é que, em contato com fogo, a versão gosmenta produz uma chama mais fraca, já que a composição leva 70% de álcool puro diluído em aditivos que lhe conferem a consistência de gel.

Por sua vez, "o álcool líquido tem 95% de pureza e, por isso, pega fogo rápido e evapora muito depressa, tornando o produto menos eficiente para limpeza do que o gel", explica Henrique Eisi Toma, do Instituto de Química da USP. 

Atualmente, há duas versões de álcool em gel no mercado. O de farmácia - aquele que desinfeta as mãos e sumiu das prateleiras por causa da gripe suína - contém ingredientes que evitam o ressecamento da pele - como a trictanolamina - e aromatizantes mais agradáveis do que os usados no álcool em gel para faxina.

Poder de fogoQuanto menos inflamável for o álcool, mais eficiente na limpeza.

Álcool gel Com apenas 70% de pureza na fórmula, a queima é menos intensa e a evaporação é mais lenta, tornando esse tipo de álcool mais eficiente para desinfetar.

Álcool hidratadoAltamente inflamável, com 95% de pureza. Os outros 5% da solução incluem água e um aromatizante malcheiroso para evitar que as pessoas bebam o produto.

Álcool anidroCom 100% de pureza, esse álcool de uso industrial é fogo na certa. Só não serve para limpeza, já que evapora instantaneamente.
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário

________________ CURTA O BLOG SURUBA NERD NO FACEBOOK ________________

_______________ Conheça alguns links dos nossos parceiros _____________

___________ MARCADORES: CONHEÇA TODAS AS NOSSAS CATEGORIAS ___________