O brasil que não se aprende na escola

No mês da independência do Brasil, convidamos a você a mudar seus pensamentos sobre a história do país. Confira está serie de postagens que colocam sob nova perspectiva muitas lições que você aprendeu na escola. Prepare-se para enxergar dom Pedro I, Tiradentes, Lampião e muitos outros personagens de um jeito que você nunca imaginou antes ...

Aprendemos na escola que ...

1- Fomos descobertos por acidente.

O português Pedro Álvares Cabral usou os conhecimentos de navegação da época para procurar as Índias usando um caminho alternativo, em linha reta pelo oceano Atlântico. Sem querer, chegou ao Brasil e nem percebeu o erro - por isso os habitantes daquela terra foram chamados de " índios ".

2 - Os índios foram explorados e massacrados.

Os portugueses foram espertos no comércio com os índios: Trocavam o valioso pau - brasil por quinquilharias sem nenhuma utilidade. Além disso, os nativos também foram escravizados ou forçados a adotar uma nova religião, o Cristianismo. Com o tempo, a cultura local foi absorvida, e um povo que era pacífico e vivia em harmonia com a natureza desapareceu.

3 - Os bandeirantes dizimaram os índios.

Em São Paulo, eles dão nome as principais rodovias do estado e ganham estátuas como a do Borba Gato, instalada no bairro de Santo Amaro. Mas, a partir dos anos 60, descobriu - se que os bandeirantes escravisaram e mataram índios sem dó. Relatórios dos jesuítas acusam os bandeirantes de eliminar, ao todo, 3 milhões de nativos.

Mas a verdade é que ...

1- Cabral sabia o que estava fazendo.

Os mapas portugueses indicavam que haviam terras a serem exploradas a oeste, e elas não tinham nada a ver com as Índias. A notícia da chegada de Américo Vespúcio ao Caribe, em 1948, tinha circulado rápido. Portanto, quando chegou a Porto Seguro, Cabral sabia bem a importância da descoberta.

2 - Os índios se beneficiaram na relação com os Europeus.

As novidades trazidas pelos portugueses ( de armas a cavalos ) causaram uma revolução na vida dos índios. Isolados do desenvolvimento da Ásia, África e Europa por 3 mil anos, eles não tinham saído da idade da pedra. Para eles, o pau - brasil é que era inútil. Os nativos foram incorporados a vilas e, no geral, gostaram da experiência de viver com os portugueses.

3 - Os bandeirantes eram parceiros dos índios.

Eles não foram heóis, mas também não foram vilões. Muitos forjaram parcerias com os índios, que os acompanhavam Brasil a dentro.  Quem não gostava nada disso eram os jesuítas - mais índios nas viagens significava menos convertidos nas igrejas. Os padres é que teriam sido responsáveis por atribuir a fama de triculência aos bandeirantes.

Mais curiosidades para você ...

1 - Esqueça o " look bandeirante " visto atualmente em estátuas. Eles eram mestiços de índios, andavam descalços e cheios de feridas

2 - Os índios realizavam queimadas para plantar e caçar animais. Os europeus é que ensinaram a usar a mata racionalmente.

>>> Interaja com o SURUBA NERD.

- Comente esta postagem;
- Siga o blog;
- Curta nossa Fan Page no Facebook;
- Nos siga no Twitter;
- Compartilhe algumas de nossas postagens;

>>> Mais postagens para você !

É rápido e prático ! Basta um click no título do slide abaixo e pronto. Você será
direcionado para o conteúdo desejado. Seja bem vindo !!!

Compartilhe : :

7 comentários:

  1. ... A notícia da chegada de Américo Vespúcio ao Caribe, em 1948, tinha circulado rápido...
    1 9 4 8???

    ResponderExcluir
  2. Sua postagem é muito interessante, mas se você não citar uma fonte fidedígna ou pelo menos uma que é baseada em uma fonte fidedígna, perde todo o contexto histórico, pois entre um blog e um livro de história escrito por um historiador, é lógico que a segunda opção tem mais força.

    Eu até acho que as coisas que você relatou condizem com a verdade e gostaria até de reproduzir no meu blog, citando você, claro, mas sem uma fonte não dá.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. interessante esse texto e de grande importancia.....

    ResponderExcluir
  4. sem fontes, sem credibilidade...

    ResponderExcluir
  5. Sim, o texto está sem fontes, o que é uma pena. Mas, sabem o que dizem sobre historiadores: são profetas olhando para trás, ou seja, tentando adivinhar o passado. Então, "profeta" por "profeta"...

    ResponderExcluir
  6. Revista Mundo Estranho , Edição 129 , Setembro 2012. Lá vocês acham todas as fontes e informações que desejam (:

    ResponderExcluir

________________ CURTA O BLOG SURUBA NERD NO FACEBOOK ________________

_______________ Conheça alguns links dos nossos parceiros _____________

___________ MARCADORES: CONHEÇA TODAS AS NOSSAS CATEGORIAS ___________