Quem entende os portugueses ?

Não dá para acreditar que estas advertências estão realmente escritas em embalagens de produtos vendidos em Portugal. As advertências aos consumidores abaixo foram  coletadas em hipermercados portugueses, em duas horas apenas, por um médico brasileiro que ministrou curso em Lisboa, a convite da OMS.


1. Num secador de cabelos: "NÃO USE QUANDO ESTIVER DORMINDO". (Sei lá, você pode querer ganhar tempo.)

2. Na embalagem do sabonete anti-séptico Dial: "INDICAÇÕES: UTILIZAR COMO SABONETE NORMAL". (Boa! Cabe a cada um imaginar pra que serve um sabonete anormal).

3. Em alguns pacotes de refeições congeladas Swan: "SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO: DESCONGELAR PRIMEIRO"  (É só sugestão, tá ok? De repente o pessoal pode estar a fim de chupá-las como picolé.)

4. Numa touca para a ducha: "VÁLIDO PARA UMA CABEÇA" (Alguém muito romântico poderia colocar a sua e a da amada na mesma touca.)

5. Na sobremesa Tiramisú da marca Tesco, impresso no lado de baixo da caixa: "NÃO INVERTER A EMBALAGEM" (Opa! Se você leu o aviso, é porque já inverteu!)

6. No pudim da Marks & Spencer: "ATENÇÃO: O PUDIM ESTARÁ QUENTE DEPOIS DE AQUECIDO" (Brilhante!)

7. Na embalagem do ferro de passar Rowenta de fabricação alemã: "NÃO ENGOMAR A ROUPA SOBRE O CORPO" (Gostaria de conhecer a infeliz criatura que não deu ouvidos a este aviso).

8. Num medicamento pediátrico contra o catarro infantil, da Boots: "NÃO CONDUZA AUTOMÓVEIS NEM MANEJE MAQUINÁRIA PESADA DEPOIS DE TOMAR ESTE MEDICAMENTO" (Tantos acidentes poderiam ser evitados se fosse possível manter esses travessos miúdos de 4 anos longe dos volantes dos carros e dos tratores).

9. Nas pastilhas para dormir da Nytol: "ADVERTÊNCIA: PODE PRODUZIR SONOLÊNCIA" (Pode não, deve! Foi prá isso que eu comprei).

10. Numa faca de cozinha: "IMPORTANTE: MANTER LONGE DAS CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO" (Será que lá os cachorros e gatos são ninjas disfarçados? Nunca vi nenhum mexer em faca!)

11. Numa caixa de luzes decoração de Natal: "USAR APENAS NO INTERIOR OU NO EXTERIOR" (Alguém pode me dizer qual é a 3ª opção?)

12. Nos pacotes de amendoim da Sainsbury: "AVISO: CONTÉM AMENDOINS" (Mania de estragar as surpresas!)

13. Numa serra elétrica da Husqvarna, de fabricação sueca: "NÃO TENTE DETER A SERRA COM AS MÃOS OU OS GENITAIS" (Kit de castração caseira?)

14. Num saquinho de batatas fritas: "VOCÊ PODE SER O VENCEDOR. NÃO É NECESSÁRIO COMPRAR. DETALHES DENTRO". (sem comentários)...

15. Numa fantasia infantil de Super-Homem: "O USO DESSE TRAJE NÃO O TORNA APTO A VOAR". (Olha como isso destrói a imaginação da criança!).


>>> Interaja com o SURUBA NERD.

- Comente esta postagem;
- Siga o blog;
- Curta nossa Fan Page no Facebook;
- Nos siga no Twitter;
- Compartilhe algumas de nossas postagens;

>>> Mais postagens para você !

É rápido e prático ! Basta um click no título do slide abaixo e pronto. Você será direcionado para o conteúdo desejado. Seja bem vindo !!!

Compartilhe : :

5 comentários:

  1. Sei não....Dizem que em Portugal, nós brasileiros somos motivo de piadas. Tal como fazemos por aqui, O Pá. Para acreditar, mesmo, teria que ver os tais rótulos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliano. Como vai?
    Sou portuguesa e estou a ensaiar os "primeiros passos na blogosfera e no Dihitt. Nasci em 52, portanto já não sou jovem.
    Em relação às advertências aos consumidores, nas embalagens, eu diria que parecem anedotas. No entanto, dada esta conjuntura de "um país virado do avesso" nada me surpreende.
    De fato, a língua portuguesa presta-se a muitos trocadilhos e, quem sabe, as advertências foram apenas colocadas por graça. Mas, de qualquer maneira não deixa de ser incoerente.
    Grande abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Fácil criticar quando não se saber.
    Sou português, apesar de por motivos profissionais estar fora do pais, mas posso explicar o porquê desses avisos que parecem anedota.
    Infelizmente e um pouco inspirados nos Americanos, alguns portugueses tentaram encontrar vazios na lei como forma de procurar ganhar algum dinheiro, e coisas que são normais tiveram que vir nos produtos como aviso ou aconselhamento, porque alguém poderia fazer mesmo para tentar ganhar dinheiro. Por outro lado fazemos parte da União Económica Europeia, e por isso temos que ter estes avisos, porque muitos deles são normas europeias.
    Aproveito para responder ao harrycorredor, meu caro está enganado, nós não temos anedotas com brasileiros como vocês têm com os portugueses, e quem lhe disse isso, enganou-o.

    ResponderExcluir
  4. Olha... estes dias fui ao supermercado e vi uma senhora borrifando veneno na parede e cheirando... perguntei pra ela e ela me disse que estava testando qual era o melhor. E não pará ai: já vi pessoas abrindo ração canina e experimentando antes de levar para o cão, gente lambendo o sabonete e passando nos genitais para averiguar se não tem alergia, etc.

    Á primeira vista, podem até parecer inúteis tais advertências, mas tem mta gente sem noção que não entende mesmo. E se o fabricante não põe tais dizeres, corre o risco de tomar processo pq um incauto consumidor não soube manusear o produto e se feriu.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal! Por ser portuguesa, li ainda com mais curiosidade o artigo mas infelizmente nunca consegui encontrar nenhum produto à venda, nem em hipermercado nem na mercearia da esquina com uma só dessas instruções hilariantes! Quanto a mim o problema com as informações das embalagens não é esse é o de serem pouco específicas (não necessariamente contraditórias) ou então, quando se trata de produtos importados, não estarem traduzidas. Mas vou estar atenta para ver se encontro alguma das preciosidades que vocês reportam!

    ResponderExcluir

________________ CURTA O BLOG SURUBA NERD NO FACEBOOK ________________

_______________ Conheça alguns links dos nossos parceiros _____________

___________ MARCADORES: CONHEÇA TODAS AS NOSSAS CATEGORIAS ___________