Como se formam os espermatozoides ?














Chamados também de gametas masculinos, os espermatozoides são produzidos dentro dos dois testículos que ficam guardados no escroto - " saco ". Nos testículos, três tipos de células agem nessa produção: as células de Sertoli, as de Leydig e as germinativas.

As células germinativas são a base de tudo. Elas estão constantemente se dividindo para virar espermatogônias, uma espécie de matéria prima que será transformada em espermatozoide.

Os outros dois tipos, as células de Sertoli e de Leydig, são como células operárias, que que ajudam a moldar as espermatogônias em gametas. Quando no ponto, os espermatozoides são células que medem no máximo 0,0065 centímetro. Por volta de 300 milhões delas saem em cada ejaculação !

Os espermatozoides produzidos vão para um grande tubo chamado epidídimo. Essa estrutura, que fica na parte superior do testículo, chega a ter 6 metros de comprimento, só que fica super-enrolada no tamanho de um feijão. Ali os gametas passam uns dias, " aprendendo " a se movimentar e fecundar o óvulo.

Depois os espermatozoides vão pelo canal deferente até as vesículas seminais. Essas glândulas produzem um líquido que tem um tipo de carboidrato chamado frutose como principal ingrediente. Esse líquido serve de " rango " para os espermatozoides e é a principal substância encontrada no sêmen.

Na próstata, a mistura que saiu das vesículas se junta a um líquido mais gosmento, chamado espermina, finalizando a composição do sêmen que sai na hora da ejaculação. Entre o início da formação do espermatozoide e ele e estar pronto para ser ejaculado, leva cerca de 35 dias.

>>> Mais postagens para você !

É rápido e prático ! Basta um click no título do slide abaixo e pronto. Você será direcionado para o conteúdo desejado. Seja bem vindo !!!

Compartilhe : :

2 comentários:

  1. Eu sempre quis saber. Se saem 300 milhões a cada ejaculação, e demoram ~35 dia para ficarem prontos, quantos produzo por dia? se eu ejacular agora e em um curto intervalo ejacular de novo, posso estar sem "estoque" de espermatozoide?

    desde já obrigado

    ResponderExcluir
  2. Boas perguntas. Realmente inteligentes ! Só não posso falar para você deixar de transar ou se masturbar para economizar esperma. kkk

    ResponderExcluir

________________ CURTA O BLOG SURUBA NERD NO FACEBOOK ________________

_______________ Conheça alguns links dos nossos parceiros _____________

___________ MARCADORES: CONHEÇA TODAS AS NOSSAS CATEGORIAS ___________